20 de janeiro de 2014

Triste


Por Marcos Passig, Lapa/PR

LEITURA BÍBLICA
"Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?
Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face. Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte." (Salmos 42:1-6)

"Somente em Deus é possível ter perspectiva diante da tristeza" 

Provavelmente você já esteve triste em algum momento da sua vida. A tristeza pode ser provocada por diversas situações. A perda de um ente querido, a demissão do trabalho, conflitos familiares e injustiça sofrida são alguns dos motivos que podem provocar tristeza em nós. Mesmo a pessoa mais entusiasmada já passou por momentos sombrios na sua vida. 

O autor do salmo que você acabou de ler estava passando por um momento de profunda tristeza. Chega a afirmar que as lágrimas eram o seu alimento de dia e de noite. Ele não nos fala de maneira muito clara o motivo de tamanha tristeza. Talvez nem ele conseguisse explicar a razão de tantas lágrimas. Chega a se questionar, conforme o versículo em destaque, sobre a razão de sua alma estar tão triste e perturbada.

Pode ser que você já tenha experimentado ou esteja experimentando momentos como esses na sua vida. Geralmente são ocasiões nas quais não temos mais esperança. Parece que uma espessa névoa está diante de nós. Mas, apesar disso, quero convidá-lo a aprender com o salmista. Ele diz para si mesmo: “Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei!” (v. 5). Mesmo diante de uma situação de tristeza profunda ele toma uma decisão que mudará sua tristeza em louvor, em alegria. 

No Salmo 25 v. 3, Davi testemunha dizendo: “Nenhum dos que esperam em ti ficará decepcionado”. Por isso, se você está passando por um momento de tristeza, ponha sua esperança em Deus. Ele faz voltar o sol depois de longos dias de chuvas. Ele faz surgir o amanhecer após a noite mais escura. Se você colocar sua esperança em Deus, tenho plena certeza de que ele transformará seu pranto em riso. Suas lágrimas serão substituídas por cânticos de louvor, pois nada poderá impedi-lo quando ele quiser vir em seu favor.


Fonte: Presente Diário: o livro das leituras devocionais diárias, nº 17 / coordenador do comitê editorial Roland Körber. São Paulo : Rádio Trans Mundial, 2014. Vários autores http://rtm.radio.br/novo/presente-diario/20-1-2014;

0 comentários:

 
Powered by Blogger