Reação


Por Daniel W. Moreira dos Santos, São Paulo/SP

LEITURA BÍBLICA
"E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados. E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações? Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa. E, levantando-se, foi para sua casa. E a multidão, vendo isto, maravilhou-se, e glorificou a Deus, que dera tal poder aos homens. E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu." (Mateus 9:1-9)

"Jesus viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: “Siga-me!” Mateus levantou-se e o seguiu" (Mateus 9:9)

“No dia anterior àquele em que se passa o episódio da leitura bíblica  de hoje, o povo na terra dos gadarenos assustou-se com a autoridade de Jesus e o convidou a se retirar. Jesus cordialmente assim o fez. Tendo atravessado o Mar da Galileia e chegando ao outro lado, a Carfanaum, curou um paralítico e perdoou seus pecados, mas os mestres religiosos presentes reagiram e o acusaram de blasfêmia. 

Depois disso, Jesus se retira e começa a caminhar para sua casa, mas no caminho encontra um indivíduo chamado Mateus. Aqui não há milagres nem discursos. Só um convite: “Siga-me”. Sem susto, inveja, orgulho ou tentativa de entender, a reação deste foi levantar-se e seguir Jesus. Naquele mesmo dia também almoçou com Jesus. É interessante observar a reação das pessoas diante daquilo que Deus faz todos os dias – milagres que por vezes não conseguem ver, seja por inveja, orgulho ou incompreensão.

De alguma forma, todos os dias você pode ouvir ou ver aquilo que Deus diz ou faz. Entretanto, qual a sua reação diante dessas coisas? Chove e surge vida da terra: um milagre. Faz sol, mas não só sobre você, e assim Deus abençoa a todos. Quem sabe você tenha escapado de um acidente, ou foi livrado da morte. São os milagres de todos os dias. Mas qual será hoje sua reação diante desses milagres? Por meio deles Deus revela sua presença e nos o convida a nos relacionarmos com ele.

É interessante que Mateus não precisou ver demônios serem expulsos ou paralíticos andarem. Ele somente ouviu. A reação dele foi levantar-se e seguir. Assim, hoje, Jesus olha para você, e a cada dia o convida a segui-lo também.”


Fonte: Presente Diário: o livro das leituras devocionais diárias, nº 17 / coordenador do comitê editorial Roland Körber. São Paulo : Rádio Trans Mundial, 2014. Vários autores http://rtm.radio.br/novo/presente-diario/25-1-2014;

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes