Degradação


Por Manoel de Jesus The, São Paulo/SP

LEITURA BÍBLICA
"E durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra, e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra. E prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca andava sobre as águas. E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu, foram cobertos.
Quinze côvados acima prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos.
E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem.
Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu. Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca.
E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinqüenta dias." (Gênesis 7:17-24)

"Todos os seres vivos foram exterminados da face da terra; tanto os homens, como os animais grandes, os animais pequenos que se movem rente ao chão e as aves do céu foram exterminados da terra. Só restaram Noé e aqueles que com ele estavam na arca" (Gn 7:23)


Toda semana dirijo-me a uma comunidade cristã situada numa região da capital paulista chamada Cracolândia. A maioria dos frequentadores dos programas religiosos vem daquela área degradada, salvo os voluntários e os missionários (alguns deles também envolvidos com drogas no passado). A caminhada que faço para chegar até ao local, por mais que por lá passe com frequência, sempre me choca. Não há como se acostumar com a degradação.

O versículo em destaque fala no extermínio de praticamente todos os seres vivos causado pelo dilúvio. Hoje podemos dizer que a droga é um dos fatores que acaba com o ser humano, mas como faz isto aos poucos, é deprimente para quem acompanha o processo. O vício em geral começa com um gole de bebida alcoólica ou um cigarro, apenas para experimentar. Porém, após certo tempo, grande parte destes iniciantes termina naquela multidão. Quando vejo aquele quadro degradante, sempre me lembro do título de um famoso filme: “Assim caminha a humanidade”. Tal situação acaba misturando os homens e os animais num mesmo modo de viver, onde predomina a sujeira, o vício, a podridão, o mau cheiro – um quadro horrível.

O capítulo no qual está o texto que lemos hoje começa com a ordem de Deus a Noé: “Entre na arca”. Hoje, temos também uma chance de deixar a corrupção que nos envolve se entregarmos nossa vida a Cristo. Ele é a nossa “arca”. Não caminhe como a humanidade corrompida para não ter o mesmo fim desta. E, se você já vive com Jesus, siga seu exemplo e demonstre a todos a diferença que ele fez em sua vida!



Fonte: Presente Diário: o livro das leituras devocionais diárias, nº 17 / coordenador do comitê editorial Roland Körber. São Paulo : Rádio Trans Mundial, 2014. Vários autores http://rtm.radio.br/novo/presente-diario/8-1-2014>

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes