Homenagem póstuma ao pastor Mauro dos Santos

A biografia abaixo foi elaborada para a celebração do aniversário de 58 anos do meu pastor Mauro dos Santos. Pela soberania do Eterno, não poderei congratular-me pelos seus 70 anos, que seriam completados este ano. Fica, todavia, meu tributo ao pai, pastor, amigo, referência, conselheiro, meu incentivador pessoal. 

A narrativa sintetiza a trajetória até o ano de 2005. De lá para cá, muitas outras batalhas e vitórias foram travadas. Muito embora me falte o registro, tenho certeza que em todas o nome do Senhor foi glorificado.

A Deus seja toda honra, glória e louvor. Até breve, meu pastor. 



"Mauro dos Santos, nasceu no dia 14 de outubro de 1947, mas só foi registrado em 1948. Naquele tempo, há muito, muito tempo atrás... era assim mesmo. Filho de Marinho Batista dos Santos, já falecido, e de Maria Isergina dos Santos, é o sexto filho de uma família bem numerosa com 8 irmãos.

Seus irmãos e irmãs Orlando, Orlandir, Valter, Valteci, Marlene, Neli e Neumi, foram criados em um lar que podia contar com a graça de Deus, pois a mamãe era mulher temente que procurava educar os filhos na admoestação do Senhor.

Mesmo tendo ouvido por toda infância e início da adolescência acerca das coisas que são de cima, o jovem Mauro, desejou conhecer um pouco as coisas que são de baixo. Era o mundo oferecendo-lhe as belezas e facilidades tão passageiras. Mas Deus, que é rico em perdoar, nunca deixou de revelar ao jovem Mauro o quanto se importava com ele e, frequentemente, o Espírito Santo lhe fazia lembrar da obra para a qual ele foi chamado.

Enquanto esteve fora da igreja, quase se tornou jogador profissional de futebol. Como teve tempo oportuno de se encontrar com o Salvador Jesus, abandonou o futebol e ficou com Cristo e começou a se dedicar na profissão do pai: marceneiro. Foi se especializando, aprimorando os desenhos de móveis e se tornou um profissional de mão cheia na obra de marcenaria.

O casamento
A vida simples e laboriosa, tornou o jovem Mauro um homem experimentado, muitas vezes calejado por alguns sofrimentos e angústias que pareciam querer invadir o seu coração. Mas, na amizade ainda da infância encontrou o amor que estaria ao seu lado na alegria e na tristeza, na tempestade ou na bonança, na fartura ou na escassez. A amiga que ganhou status de “mulher mais linda do mundo” , chama-se Genesi. Uma união que tinha que dar certo, pois se conheceram na infância, ele brincava com outro menino que se tornaria seu cunhado, mas nem dava muito crédito à irmã do amigo. Não se viram durante muito tempo. Passaram a adolescência e começo da juventude sem saberem o paradeiro um do outro, quando se encontraram de novo, foi amor à primeira vista, casaram-se no dia 11 de novembro de 1972, ele estava com 24 anos.

O retorno à casa do Pai
Depois de algum tempo tentando fugir do chamado de Deus, chegou o momento em que não conseguia mais resistir. Os frequentes apelos do Espírito Santo feitos através da mãe, do irmão Valter que já era pastor e de outros porta-vozes do Altíssimo ecoaram muito forte no seu coração. Todos aqueles convites o fizeram refletir sobre o que queria para o futuro de sua alma. Decidiu que voltaria à casa espiritual de onde tinha saído no início da juventude. Foi uma entrega total de corpo, alma e espírito ao Rei Jesus no dia 31 de maio de 1974. Já são 31 anos aos pés do Meigo Salvador Jesus.

O dia de Natal, para o pr. Mauro, é uma data de significado muito maior do que troca de presentes de fim de ano. Foi no dia 25 de dezembro de 1974, 8 meses depois da sua conversão, que ele desceu às águas batismais, testificando o novo nascimento que havia experimentado em Cristo.

A disposição na obra de Deus
Hoje, além da carteirinha de pastor, podemos dar algumas outras pra ele: marceneiro, pedreiro, mestre-de-obras, engenheiro, pintor, projetista, designer de interiores, enfim, o homem não pára. Recentemente, pra ver se ficava quieto um pouquinho, teve que torcer o pé e ficar no gesso.

Tanta vontade de trabalhar para o Senhor fez com que crescesse rápido no ministério. O desejo de fazer algo para o Senhor se mostrava tão intenso, que quando ainda nem era separado ao ministério, em um certo culto, assim que o pr. Sebastião anunciou o recolhimento das ofertas, correu na frente e pegou uma salva, os diáconos reclamaram um pouco daquele “novo convertido entrão”, mas ele nem se importava, queria mesmo era trabalhar. Por tanta disposição, logo foi colocado como porteiro e cooperador.

A disposição para o trabalho vem de longe, se mostrou logo cedo no reino de Deus. Entregou-se a Jesus no dia 31 de maio, um sábado. No dia seguinte, 1 de junho, já estava no mutirão da igreja em Cuiabá. Olha que em matéria de construção o pastor Mauro gosta e entende. Ajudou a construir a sede nova de Cuiabá nos anos 70, construiu a primeira igreja que pastoreou no jardim Primavera. Reformou, ampliou, inaugurou templos e novos espaços consagrados ao Deus vivo. Participou na construção do Grande Templo em Cuiabá, e agora, está deixando sua marca em mais uma construção que é a nova sede de Várzea Paulista.

O crescimento da família e no ministério
O ano de 74 é um marco na vida do pastor Mauro. Além de ter aceitado Jesus e ser batizado, foi nesse ano que segurou nos braços o primeiro filho. Marquinhos, foi o responsável pelo primeiro grito de: “EU SOU PAPAI!!!” do jovem Mauro, no dia 7 de novembro de 1974.

Em 1976, foi separado para diácono no dia da inauguração da nova sede em Cuiabá. Junto com a alegria do crescimento ministerial, ocorreu a tristeza de perder o segundo filho, Márcio Roberto. Mas Deus, que sempre cuida dos seus, prometeu mais filhos que garantiriam a riqueza do lar. E assim aconteceu, enquanto crescia no ministério, a família aumentava também.

No ano que foi separado para o presbitério, chegou a Maura no dia 15 de novembro de 1978, nesse período já era líder da juventude. Sempre se esforçou tanto para fazer um belo trabalho com a juventude, que o pastor Sebastião o nomeou como Líder Geral de Mocidade do Campo de Mato Grosso.

Pastor Mauro foi o primeiro a ocupar essa função em todo o Estado, deixando sua marca como pioneiro. Realizou o primeiro congresso da juventude em Cuiabá e criou a primeira sigla do trabalho: UMADEMAT – União de Mocidade das Assembléias de Deus de Mato Grosso. Por conta disso, podemos dar mais uma carteirinha pra ele, a de publicitário.

Ah, se alguém abrir um restaurante, pode chamar o pastor Mauro pra ser o mètre ou o gerente, pois enquanto era líder geral da mocidade no Estado, ainda atuava como responsável pelo refeitório da igreja sede em Cuiabá... Ufa !!! Haja fôlego.

No ano da separação para Evangelista, chegou mais um filho. Essa era a vez do Marcelo que nasceu no dia 28 de janeiro de 1980. Pra não deixar dúvidas de que cada filho marcava um novo degrau na vida ministerial, no ano que foi nomeado para pastorear igrejas foi a vez de chegar a Mara no dia 6 de julho de 1983.

As igrejas por onde passou
No ano de 1983, pr. Mauro abriu em sua casa, por determinação do seu pastor, um ponto de pregação que viu Jesus salvar uma família com 8 pessoas logo no primeiro culto. Era Deus confirmando o chamado para o episcopado. Os milagres não cessavam de acontecer. O ponto de pregação, no jardim Primavera, se tornou a primeira igreja que ele pastoreou. A benção era tanta que Deus moveu o coração de uma pessoa que doou o terreno para a construção dessa igreja. É, não tem jeito, pastor Mauro é um engenheiro de Deus!

Depois de 3 anos no Jardim Primavera, em 1986, começou a pastorear a congregação “Cristo Rei”. Novamente a marca de um ministério dado por Deus se manifestou. Um avivamento que aquela igreja não havia experimentado começou a acontecer. Depois de vários meses de consagração, Deus bradou tão alto que um culto iniciado no domingo pela manhã só acabou às 2 horas da tarde. Irmãos arrebatados em espírito, pessoas curadas, novos convertidos que no momento da conversão já eram batizadas no Espírito Santo, enfim, um verdadeiro soprar do Espírito de Deus. O mover foi tanto que se tornou notícia no “Mensageiro da Paz” daquela época.

A terceira igreja que o pastor Mauro assumiu foi como presidente do campo de Poxoreo, com apenas 6 igrejas, mas que não escapou de um grande mover de Deus. Nessa cidade, o último pastor havia permanecido por 22 anos. Deus usou o pr. Mauro para trazer renovação espiritual. O avivamento da igreja foi tal que trouxe admiração para toda a cidade.

Saindo de Poxoreo, pastor Mauro e a família foram para Rondonópolis, na congregação da Vila Operária. Nessa época, Deus não deixou de se manifestar com os sinais que sempre vinha marcando o seu ministério, mas era tempo de descer o vale. Foi tempo de ficar a sós com Deus e aprender de forma ainda mais profunda a manter relacionamento com Aquele que põe uma mesa no deserto para aqueles que O temem.

Como o momento era de travessia no deserto, o pastor Mauro, a irmã Genesi, os pequenos Marcos, Maura, Marcelo, Mara e mais duas jovens que moravam com eles aprenderam muito o valor da oração.

A rua que eles foram morar era uma rua muito perseguida por ladrões. Mas a oração era tanta na casa desses crentes que os próprios vizinhos disseram, tempos depois, que nenhum ladrão nunca mais perturbou aquela rua até nos dias de hoje.

O tempo de cantar chegou,dessa vez na congregação do Jardim Paula II, em Cuiabá. Novamente Deus usou a vida do seu vaso para conduzir o povo pelos pastos verdejantes do avivamento espiritual. Esse avivamento durou 6 meses e começou com o batismo com o Espírito Santo de 17 crianças. Nessa época, o Espírito Santo estava dirigindo o coração do pastor Mauro pra vir embora para São Paulo, mas as circunstâncias ministeriais, o apego ao pastor presidente do campo, o receio de dar um passo apenas por emoção, retardaram um pouco a mudança.

O tempo de sair da própria terra
Insistiram um pouco mais no Mato Grosso e foram para a igreja em Alto Araguaia. A partir daí, os sinais já não estavam tão freqüentes quanto antes. Era Deus mostrando que sua vontade era de trazer o pastor Mauro para as terras paulistas. Um novo deserto se instalou. Noites em claro, questionamentos, apertos. Mas, no meio do vale, o bálsamo não cessou de descer, havia refrigério. O Senhor sempre enviava seus profetas para confirmar Sua vontade, dava visão de móveis em carros de mudança, sonhos de partida, despedida, mas sempre relutantes com medo de ser algo da emoção e ficar fora do direcionamento do Senhor.

A chegada em Várzea Paulista
Quando entenderam que era o tempo de Deus, perceberam que não havia mais como fugir da ordem divina de partir, deram uma reviravolta e chegaram a Várzea Paulista, abril de 2001.

Aqui em Várzea Paulista , mais um momento de lutas e dores. Era Deus passando a família na fornalha, provando o ouro no fogo. Foram alguns dias, meses de expectativa para entender o que Deus queria fazer. Até que por fim, o pastor Alberto Resende, que na época tinha poucos dias com pastor presidente do campo de Várzea Paulista, foi instruído pelo Senhor para acolher o pastor Mauro no ministério.

Dia após dia Deus tem revelado onde, quando, como e o que fazer para continuar a expansão do Seu Reino através da vida desse homem pequeninho na estatura, mas grande em graça e fé. Passou como dirigente das congregações do América IV, Cidade Nova 2 e atualmente é o pastor setorial no Setor 4 que compreende as igrejas Vila Iguaçu, Popular, Vila Nova, Parque Guarani, Aymoré e Figueira Branca.

Considerações finais
É pastor Mauro, felizmente, ao longo desses 31 anos uma coisa é certa na tua vida: não tens deixado de se preparar e aguardar com alegria a volta do Mestre Amado.

Depois dessa retrospectiva, infelizmente superficial, pois teríamos muito mais para contar, só podemos desejar, pastor Mauro, que o Espírito do Senhor continue lhe fazendo robustecido, forte e pronto para a peleja . Essa é a expressão mais freqüente em seus lábios no ato da benção apostólica. Hoje, queremos retribuir também abençoando a sua vida e clamando aos céus que tenhamos a sua companhia pelo menos até Jesus voltar.

Nem nos importamos de vê-lo às vezes com expressão de poucos amigos, parecendo meio contrariado. Já entendemos que é por um desejo que lhe tira o sono: ver as ovelhas que Deus lhe confiou crescendo em graça e conhecimento.

Já sabemos que por detrás desse rosto sério, que parece carrancudo, mas não é, está a pessoa de um verdadeiro homem de Deus. És um pastor que, apesar do inimigo de nossas almas ter tentado fazê-lo agir diferente, lhe oferecendo a frieza e a displicência, escolhestes a parte mais difícil de se esforçar para manter o fogo aceso no altar e ter total diligência e assim dar glórias ao nome do Senhor.

Somente na eternidade veremos o fulgor de sua vida por conduzir muitos à justiça. Fica aqui nossa gratidão a Deus pela tua vida que, como pastor, amigo e irmão, sente as dores, celebra as vitórias, cuida das feridas, coloca no colo, leva para a estalagem, paga com lágrimas pelo bem-estar das almas que Jesus comprou e lhe confiou."

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes