2 de janeiro de 2014

Confiança


Por Luciana Gallinari, Paulínia/SP

LEITURA BÍBLICA
"Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos,
ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.
O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos. Para o mestre de música. Para os meus instrumentos de cordas." (Habacuque 3:17-19)



"Espere no Senhor. Seja forte! 
Coragem! Espere no Senhor" (Sl 27.14)

O livro de Habacuque é um relato da caminhada espiritual de um homem (o profeta Habacuque) que vai da queixa à confiança, da dúvida à adoração. Os resultados da destruição pela invasão babilônica e a crueldade com que o povo de Judá foi tratado eram sentidos por toda a terra. Habacuque também se sensibiliza com tais impactos e então se volta para Deus com questionamentos e queixas a respeito de tais acontecimentos. 
Muitas vezes nos sentimos como aquele profeta: em meio a muitos acontecimentos maus em nossas vidas nos queixamos e cobramos de Deus o porquê de tal situação, acontecimento ou sofrimento.
No texto que texto que lemos hoje há uma mudança na vida espiritual de Habacuque: uma transformação, uma renovação. Ele não demonstra mais ansiedade e nem se deixa controlar pelas circunstâncias, passa a confiar nos planos do Senhor mesmo em meio às circunstâncias de dor e perda. O profeta encontra a fonte de sua alegria em Deus, colocando sua esperança nele, pois percebe seu real poder. Leva-nos, assim, à reflexão de que Deus é Deus e não nos deve satisfações – os planos são de e independem da nossa vontade. São mistérios da providência divina, que não nos cabe questionar e muitas vezes nem entender. A nós, criaturas dele, compete confiar, porque os planos do Senhor são melhores que os nossos. Ele quer nos dar o melhor, para isso pode ser necessário tirar algo a fim de percebermos o valor das coisas e do cuidado de Deus.
Habacuque nos convoca a sempre crer em Deus, sermos fieis e tementes a Ele e aprendermos a viver acima da crise, superando os momentos difíceis, pois a confiança nele é que nos dará a vitória, por piores que sejam as circunstâncias.



Fonte: Presente Diário: o livro das leituras devocionais diárias, nº 17 / coordenador do comitê editorial Roland Körber. São Paulo : Rádio Trans Mundial, 2014. Vários autores

0 comentários:

 
Powered by Blogger