Vamos filosofar

Não sou filósofo com anel no dedo e diploma na parede mas, temos a nossa famosa 'filosofia de vida'. Comecei a observar e interrogar a algumas pessoas sobre o que conversamos em família. Infelizmente, a grande maioria das pessoas acabam por confessar que os assuntos giram em torno das contas a pagar, os problemas de disciplina dos filhos na escola, as intrigas e fofocas do trabalho, os problemas da vida coletiva como água, esgotos, coleta do lixo... Em síntese, jogamos fora muito do nosso tempo reclamando dos diversos problemas do cotidiano, ao invés de falar ou pensar em coisas boas.

A pressão do cotidiano, a necessidade de manter-se como o melhor funcionário, cumprir prazos, atingir metas, tudo isso vai nos envolvendo sorrateiramente e, quando menos percebemos, nos tornamos o exemplo máximo de como não se deve viver. É fácil resolver isso? Não. Perdoem-me pela franqueza. Mas, não acredito ser impossível. Há esperança.

Vou tomar emprestado o pensamento do maior anunciador do Evangelho da Graça depois de Cristo, o apóstolo Paulo. Ele entrou na narrativa bíblica como um homem violento, sanguinário, cruel, de mente pequena e visão curta. Entretanto, aprendeu e repassou o princípio de sempre reciclar a mente. Para tanto, é preciso pensar nas coisas que são verdadeiras, honestas, justas, puras, amáveis, de boa fama, que tenham alguma virtude e que tenham algum louvor (Carta aos Filipenses 4:8).

Se começarmos a pensar e conversar sobre coisas dessa natureza como recomendou o apóstolo Paulo, estaremos aprendendo a filosofar. Faça isso em casa, no trabalho (quando puder, é claro), no passeio com os amigos, com os filhos, com a esposa.

Eleve seu espírito. Não se deixe levar pela ditadura dos padrões de beleza e qualidade de vida impostos pela mídia. Há um mundo rico, real e prazeroso a partir do pensamento. Pense, reflita e compartilhe seu aprendizado. Isso vai lhe fazer muito bem e todos que estão à sua volta serão enriquecidos juntamente com você.

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes