Coveiros de sonhos

As milenares pirâmides do Egito são hoje um grande ponto turístico que atrai pessoas de todo o mundo. Porém, elas foram construídas com a função primária de guardar mortos. Os faraós queriam uma última morada à altura do orgulho e vaidade de cada um.
Em pleno século 21, vejo alguns faraós andando entre nós. Esses faraós modernos, ao contrário dos antigos, constroem pirâmides para enterrar não a si mesmo. Os túmulos cavados por eles são para enterrar sonhos e seus sonhadores.

A construção desses túmulos é silenciosa, porém constante. Sempre identificamos quem são os coveiros de sonhos quando os ouvimos dizer coisas que desencorajam, desanimam, decepcionam o mais empolgado sonhador.
O coveiro de sonhos é um frustrado consigo mesmo e por isso precisa trabalhar duro pra espalhar sua frustração ao maior número de pessoas possível.

Esses coveiros de sonhos, faraós modernos, tiranos contra a beleza, a poesia e a inocência que marcam um sonhador, estão sempre com uma palavra negativa. Têm na ponta da língua algumas expressões tais como: 'não vai dar certo', 'não vale a pena', 'tem que ser de outro jeito', 'não adianta criar, é melhor repetir'. São hábeis no uso do melhor recurso neurolingüístico com o objetivo de fazer uma ou várias pessoas desistirem de um sonho, de um propósito, de um ideal.

O pior é que alguns escondem-se numa máscara de experiência para dizer que já viu e viveu de tudo e que, portanto, está gabaritado para dar essa ou aquela sentença às pessoas ou grupos podendo assim usar de licença para matar os sonhos alheios.
Quantos bons escritores, cantores, compositores, advogados, médicos, atores, jornalistas, executivos deixamos de conhecer por causa das infelizes colocações desse ou daquele coveiro de sonhos com suas intermináveis palavras de descrédito e desânimo?

Felizmente, há alguns que não se deixam abater pela atuação nem influência desses coveiros. Mas, a maioria se abate, desiste e para.
Já que temos coveiros de sonhos, precisamos contrapor a ação deles tornando-nos jardineiros de sonhos. Sejamos mais atentos com o que dizer aos nossos filhos, cônjuges, colegas, amigos na hora de falar sobre o que estão fazendo ou planejando fazer.

Escolhamos com cuidado as melhores palavras pra dizer: 'siga em frente', 'estarei à sua disposição para lhe ajudar', 'quero estar do seu lado para comemorar'. Dessa forma estaremos regando sonhos e vendo o nosso próximo florescer como um jardim na primavera.
A possibilidade de sonhar é tão importante ao ponto de encontramos na Bíblia promessas de que se temos nossa alegria em Deus, Ele mesmo se encarrega de nos ajudar a concretizar os nossos sonhos: "Tenha prazer em Deus e ele realizará os teus sonhos" [paráfrase minha] (Salmo 37:4). Portanto, apesar dos coveiros estarem por aí, sonhe, pode sonhar, Deus não esquece de um sonho teu.

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes