O equilíbrio de forças entre as gerações

É comum vermos situações e ouvirmos declarações vergonhosas tanto para jovens quanto para pessoas mais "maduras", vamos chamar assim pois ninguém gosta de ser chamado de velho. Os conflitos entre as gerações começam dentro de casa quando o filho passa a chamar os pais de caretas, quadrados, antiquados, cafonas ou os pais começam a rotular os filhos de rebeldes, irresponsáveis, inconsequentes etc. O cabedal de adjetivos é extenso e, na maioria das vezes, ofensivo.

A hostilidade entre as gerações na família se estende para o ambiente escolar e profissional. Não é raro vermos professores veteranos zombando daqueles que estão começando a carreira.  Em outras situações, aqueles que deveriam ser estimuladores da criação, tornam-se coveiros de novos empreendedores, escritores, inventores... Pessoas que, com o estímulo certo, na hora certa, pela pessoa certa, poderiam enriquecer a sociedade.

Mas, não são apenas os mais "maduros" que erram no trato com a geração que vem depois. Muitos jovens recém-formados na faculdade, parecem sair do meio acadêmico como doutor Honoris Causa em arrogância e presunção. Chegam no departamento no qual acabou de ganhar a direção e olham para os colegas mais velhos como se eles fossem desprezíveis e não reconhem a abundância das experiências de cada um.
Os exemplos negativos são muitos, mas quero falar de um que mostra como aproximar e aproveitar o que cada geração tem de melhor.

Certa vez, uma revista de circulação nacional publicou entrevista com um jovem bilionário brasileiro, o presidente da companhia aérea Gol, Constantino Jr. Na entrevista ele afirma: "Misturamos pessoas jovens com outras experientes, mas todas com espírito inovador. Deu certo".

O dono de uma empresa em franca expansão nos céus do Brasil e da América Latina pôs em prática um princípio bíblico registrado por Salomão: "A glória dos jovens é a sua força; e a beleza dos velhos são os seus cabelos brancos". (Provérbios 20:29).

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes