Lealdade


Por Mariveti Zanoni Kunz, Ijuí/RS

LEITURA BÍBLICA
"E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais. E disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz; o que nós temos jurado ambos em nome do Senhor, dizendo: O Senhor seja entre mim e ti, e entre a minha descendência e a tua descendência, seja perpetuamente. Então se levantou Davi, e partiu; e Jônatas entrou na cidade." (I Samuel 20:41-43)

"Os amigos são presentes que Deus nos concede 
e devem ser cuidados com todo carinho. "

“Davi teve de fugir muitas vezes do pai de Jônatas, Saul, porque este pretendia matá-lo. Mas ainda assim a história de Jônatas e Davi se destaca pelo exemplo de amizade que deixaram na história. 
O que você seria capaz de fazer em prol de um amigo? Você pode dizer que é leal a seus amigos, qualquer que seja a situação que precise enfrentar? A lealdade é algo que não está na moda atualmente.

Parece que o mundo mostra que é muito mais fácil olhar para si do que fazer algo em favor do próximo ou de um amigo. O exemplo de Davi é muito lindo porque em momento algum ele criticou o pai de Jônatas pela situação vivida. Essa atitude ocorreu porque Davi verdadeiramente respeitava seu amigo e era leal a ele. 

Nem a promessa que Davi recebeu de que seria rei no lugar de Saul ou mesmo a ameaça de morte o fizeram afastar-se ou brigar com seu amigo. Embora Jônatas relutasse em entender que seu pai fosse inimigo de Davi, quando isso ficou confirmado (1Sm 1.20-40) ele aceitou até mesmo ser o segundo no reinado futuro (1Sm 23.16-18), embora isso nunca tenha ocorrido porque Jônatas morreu em batalha.

O texto de hoje relata o último encontro daqueles amigos, uma despedida emocionante em que ambos choraram. O texto diz que Davi chorou muito mais que Jônatas. Possivelmente porque sabia que estava se despedindo de um amigo leal, alguém que, sabendo da verdade, não temeu por sua própria vida nem mesmo diante do rei, seu pai. A palavra de Jônatas deve ter trazido consolo e paz ao coração de Davi: “Vai-te empaz...”. 

Davi foi embora e passou a viver exilado por cerca de dez anos, enquanto seu amigo voltava para casa. Das muitas experiências que Davi teve, não há dúvida que a lealdade desse amigo, filho do rei, foi algo que marcou a sua vida. E você, como tem agido com seus amigos? Que marcas tem deixado nas suas vidas?


Fonte: Presente Diário: o livro das leituras devocionais diárias, nº 17 / coordenador do comitê editorial Roland Körber. São Paulo : Rádio Trans Mundial, 2014. Vários autores http://rtm.radio.br/novo/presente-diario/2-2-2014;

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes