Conselho de sogra


Por Vanderlei e Aline Schach, Ijuí/RS

LEITURA BÍBLICA
"E disse-lhe Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de buscar descanso, para que fiques bem? Ora, pois, não é Boaz, com cujas moças estiveste, de nossa parentela? Eis que esta noite padejará a cevada na eira. Lava-te, pois, e unge-te, e veste os teus vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber.
E há de ser que, quando ele se deitar, notarás o lugar em que se deitar; então entrarás, e descobrir-lhe-ás os pés, e te deitarás, e ele te fará saber o que deves fazer.
E ela lhe disse: Tudo quanto me disseres, farei." (Rute 3:1-5)

"Conselhos de familiares merecem atenção, venham como vierem."

“Normalmente as pessoas fazem muitas piadas sobre as sogras, em geral depreciativas. Talvez até existam sogras ruins que por vezes atrapalham a vida das noras e dos genros. Mas seria muito infeliz dizer que todas são assim. Conheço muitas sogras que são excelentes. Minha própria sogra é uma verdadeira mãe para mim. Noemi era a sogra de Rute, e também ela era como uma mãe para sua nora. Note no texto de leitura bíblica sua preocupação com um futuro seguro e feliz para ela. Ambas eram viúvas: tanto Noemi como Rute. Rute, a nora, havia declarado seu amor pela sogra já no capítulo 1 (versículos 16 e 17: “Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor se outra coisa que não a morte me separar de ti!”).

Enfim, nora e sogra se amavam, respeitavam, honravam. Uma queria o bem da outra. E na continuidade da história vemos que não foi somente por alguns momentos, mas uma atitude duradoura! O conselho de Noemi ajudou Rute a conseguir encaminhar seu futuro. Rute atendeu ao conselho da sogra e o final feliz aconteceu! É perfeitamente possível haver união entre nora e sogra. Cada uma deve buscar fazer a sua parte para o bem geral da família.

Todos nós queremos ter um final feliz e ninguém quer passar por momentos difíceis, mas é impossível viver sem ter nenhum problema para resolver. Então, um bom conselho é investir na união da família, ouvir os conselhos dos mais experientes e externar o amor do coração em atitudes práticas pelos familiares!


Fonte: Presente Diário: o livro das leituras devocionais diárias, nº 17 / coordenador do comitê editorial Roland Körber. São Paulo : Rádio Trans Mundial, 2014. Vários autores http://rtm.radio.br/novo/presente-diario/6-2-2014;

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes