É mais fácil destruir

Nem sempre desfazer o que os outros fizeram é garantia de registrar a própria obra na História


Dar uma bela marretada em uma parede é tarefa que, via de regra, cabe aos profissionais da construção civil. O mesmo pode ser feito por qualquer pessoa que está a fim de fazer uma pequena ou grande alteração em qualquer edificação.
Se partir do exemplo pessoal, tenho que confessar que não suporto os elementos areia, pedra, bloco, cimento e demais apetrechos do que chamam de uma boa massa.

Gosto de morar, trabalhar, estudar e fazer qualquer outra atividade em obras bem edificadas, mas prefiro exaltar o trabalho de quem sabe e gosta de construir. Em função disso, para mim é muito mais cômodo pegar uma marreta e derrubar uma parede do que colocá-la em pé.

O processo de demolir uma casa ou derrubar uma parede também exige algum preparo para determinar onde jogar o entulho, como evitar riscos à integridade física dos envolvidos na tarefa, entre outras questões. Entretanto, isso não é nada se comparado ao trabalho de edificação.

Colocar uma parede em pé exige cuidado desde a escolha do material (bloco, areia, cimento, ferro e não sei mais o que), profundidade do alicerce considerando o quanto se pretende subir.
A esmagadora maioria de nós desconhece o imenso trabalho que ocorre muito antes de que uma simples parede tenha ficado em pé. O desenho do engenheiro, a seleção do material, a determinação das medidas, a projeção da resistência, durabilidade, funcionalidade etc.

São envolvidos os mais diversos tipos de profissionais. Desde o vendedor da loja de material de construção até o gesseiro que dá o retoque final. Quem já construiu uma casa ou um cômodo 4x4 para abrigar a família, ter um cantinho especial na casa ou simplesmente para amontoar os cacarecos sabe, também, o quanto de dinheiro voa da carteira.

As dificuldades ficam patentes só de pensar. Isso porque refiro-me às coisas físicas. Se partimos para a edificação espiritual, aí o assunto engrossa. É muito mais fácil derrubar o humor de uma pessoa do que levantar. É muito mais fácil ferir que cuidar, odiar que amar, abandonar que proteger. As ações destrutivas alimentam o que há de pior em nós e são muito mais fáceis de executar.

Já a edificação de valores morais e espirituais exige tempo, renúncia, visão, perseverança, fé, compaixão, entre outras virtudes. Edificar também exige uma cavalar dose de humildade. Isso porque dificilmente encontramos alguma coisa “virgem”, isto é, onde ninguém tocou, onde ninguém nunca semeou.

Hoje, em qualquer campo do conhecimento humano é possível encontrar algum registro desde o mais rudimentar até o mais avançado que foi teorizado e testado por algum antecessor.

Sendo assim, é preciso aceitar, com a humildade, que não precisamos “inventar a roda”. Podemos ajudar a melhorar, aprofundar, ampliar o entendimento e a prática de um conceito, mas devemos ter, no mínimo, a dignidade de reconhecer o que foi feito por quem veio antes.
À medida que vamos conhecendo algum assunto, quer pela pesquisa, quer pela prática ou pelo misto dos dois, é possível que sejam identificados erros, falhas nos procedimentos de quem veio anteriormente. Contudo, isso não dá a ninguém o direito de tentar aniquilar, apagar, extinguir, fazer esquecido o nome, a memória ou as obras que foram edificadas antes de nós.

Mesmo assim, não é raro encontrar gente que parece saber mais do que todo mundo junto. É possível encontrar estes indivíduos na família, no trabalho, na igreja e demais círculos sociais. Uma geração pode tentar aniquilar os marcos da geração anterior; o marido pode sempre desfazer do que faz a esposa; o filho, nunca acatar o que fez o pai e por aí vai. As consequências disso? Aquele que tenta aniquilar, acaba por ser aniquilado.

Pode parecer simplista demais, entretanto, deixar a nossa marca, sem tentar apagar a do outro é mais inteligente e benéfico para todas as partes.

1 comentários:

Servir é um previlêgio disse...

emanuel fazia tempo que vc nao me fazia pensar hoje qual nao foi a surpresa ja reli e muito pensei amo vc em cristo jesus !!

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes