3 de Abril é Dia da Verdade

Ainda sinto a areia da praia sob meus pés no Reveillon de 2009 e o ano já chega no seu dia de número 93. O dia de número 91, foi data do folclórico Dia da Mentira.

Aqui e acolá, alguém tentou convencer um amigo, parente, vizinho ou colega de que uma grande calamidade, tragédia ou coisa que o valha estava acontecendo. Depois de conseguir convencer o interlocutor, o brincalhão revelou o trote dizendo: "hoje é dia da mentira"!Pouca gente sabe, mas exatamente hoje, 3 de abril, é Dia da Verdade! Fiquei imaginando o que aconteceria se celebrássemos este dia com a mesma empolgação que existe no 1º de abril. A bem da verdade, para ser redundante ao extremo, não deveríamos ter um dia específico para a verdade, mas ela deveria ser princípio de conduta em qualquer lugar e com qualquer pessoa.

Não sugiro que saiamos pelas ruas dizendo para os desconhecidos quanto eles estão mal vestidos ou o quanto estão feios por ter emagrecido ou engordado além da conta. Também não precisa dizer para o patrão ou superior imediato o quanto ele é narcisista, prepotente, arrogante e mesquinho, por não querer pagar a hora extra ou dar um aumento de salário proporcional ao aumento de serviço que ele deu.

Costuma-se dizer que as crianças não mentem, dizem sempre a verdade. Contudo, quando se diz isso, entendo que seja no sentido de que elas deixam claro quer pela palavra ou pela expressão corporal que gostaram ou reprovaram alguma coisa.As mães sabem bem o que é isso. Se fizerem alguma coisa no cabelo ou vestirem uma roupa que não cai no gosto do filho, a criança não hesita em dizer: "Xi, manhê, isso ficou horrível!". A mãe –a minha que o diga– pode até reclamar da sinceridade da criança, mas ninguém negue o fato de que ela deixou clara sua opinião sem dissimular.

Embora a definição do que é a verdade seja tema de discussões filosóficas, prefiro ficar com o lado mais prático da questão. Essa praticidade é quando somos sinceros o suficiente pra dizer, olhando nos olhos das pessoas à nossa volta, o quanto se está satisfeito ou insatisfeito com uma situação.Entendo que existe verdade quando o marido diz para a esposa o quanto ficou uma pilha por causa da lavadora de louça. Diante dela, o discurso pode ser algo do tipo: 'Que bom, meu bem. Agora, seu esmalte vai durar mais'. Porém, pelas costas ou, pior, diante dos amigos vai dizer: 'Minha mulher acaba comigo, detonou o meu limite no banco. Esta mulher acaba comigo!'Existem verdades que só podem ser ditas pela pessoa certa, na hora certa e do jeito certo. Uma verdade mal apresentada traz tantos estragos quanto uma mentira bem contada. Verdades sobre a roupa ou o peso de uma pessoa, como citado acima, só podem ser ditas por um amigo íntimo.

Outro exemplo de verdade que só cabe ser dita por alguém íntimo –e que realmente se importe com o amigo ou membro da família–, é quando a pessoa tem mau hálito, o perfume venceu ou tem tiques nervosos que incomodam por onde a pessoa passa, mas ninguém tem coragem de apontar. Pelo bem dessa pessoa, alguém terá que encontrar um jeito de dizer a verdade.

O fato é que dizer a verdade não é fácil. Por isso, prefere-se viver em um ciclo de mentiras no trabalho, na política, na família, pela comodidade instalada. Com uma boa dose da experiência que a passagem do tempo nos impõe, devemos resgatar a nossa veracidade infantil. Dá trabalho, mas vale a pena. O hábito da verdade está plenamente de acordo com o fato de sermos ou não filhos de Deus, pois segundo as Escrituras, nEle não existe mentira.

6 comentários:

Anônimo disse...

E meu caro Manu, quem dera algum de nossos lideres religiosos disseste a verdade, ou ate mesmo fugissem da mentira.

Infelizmente temos que conviver com a mentira e com os mentirosos que mentem pra sim mesmo, e pior, acham que estão dizendo a verdade.

Concluindo:
Brincam com a palavra de Deus, que e a nossa verdade.

Um grande abraço.

De seu amigo

Fábio

Anônimo disse...

Em primeiro lugar louvo a Deus pela sua vida, e sabedoria por escrever sábias e verdadeiras palavras meu caro amigo...

O fato é que sempre devemos falar a verdade, e viver uma vida de verdade... como muito bem escrito por você...O mais triste é que o homem ama a mentira, não ama a verdade pois ele é mau por natureza (Romanos 1:25). Há os que vivem uma vida de mentira e ilusão...

Como diz a letra da música do cantor Lázaro: “Meu Deus o mundo está cheio de horror os mentirosos reinam sem pudor, mentes brilhantes planejando o mal mas eu não desânimo, pois sou sal a integridade foi pro além no mundo ninguém ama mais ninguém mas Jesus disse filho eu vou voltar pra te buscar...”

Por mais que muitos acham bonito, como você disse se empolgam tanto com primeiro de abril, nós temos que procurar sempre ser verdadeiros em palavras e ações!

Todo verdadeiro crente deve praticar a verdade, crer na verdade, falar a verdade e amar a verdade. Cristo disse: ,"Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (Jo. 14:6). "Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros." (Ef. 4:25).

Que Deus continue usando sua vida sempre!!!

De sua amiga

Michele Franco

ALEXSANDRO ROBSON disse...

É MANU...EM UM MUNDO DE MENTIRAS O QUE DEVERIAMOS CELEBRAR ERA O DIA DA VERDADE NÃO É MESMO?
SIM PARA NÓS PORUQE PARA A MAIORIA TEMOS QUE CELEBRAR O QUE ESTÁ NO ALGE...O QUE PODE PROPORCIONAR STATUS OU BENS...MESMO QUE ATRAVÉS DA TRAPAÇA E DA MENTIRA....TONTOS SOMOS NÓS QUE SOMOS INTEGROS E BUSCAMOS A VERDADE SEMPRE, PORQUE É ASSIM QUE A PASSAMOS PARA OS OUTROS..(RIRSRSRSRRSRSRS...KKKK)
TEM UMA PESSOA QUE FALA PRA MIM QUE DEVEMOS NOS ACOSTUAR E APRENDER A VIVER NO MUNDO COMO ELE É....SERÁ MESMO? PARECE QUE PARA 99% DO MUNDO SIM NÉ!
MAIS NÓS PARECEMOS FAZER O CONTRÁRIO...A CADA DIA NOS SENTIMOS MAIS DESLOCADOS E REVOLTADOS COM AS SITUAÇÕES....
MAIS ENFIM...VIVA O DIA DA VERDADE!!!(PARA MEIA DUZIA DE GATOS PINGADOS) E RESSALTE O DIA DA MENTIRA!!!(FILOSOFIA DO MUNDO ATUAL)...RIRSSRSRRSR

ALEXSANDRO ROBSON

ГЭРАЛДО ДЫАС disse...

Manu, você escreve, escreve, mas se esquece dos pontos principais, quais sejam:

1º - Se o sorvete é verde, por que Plutão deixou de ser planeta?

2º - Por que nunca dizem quantas melancias cabem num bueiro, já que banana não tem caroço?

3º - Tiraram uma foto; logo, o avião é branco.

Perceba que essas afirmações podem mudar uma vida. Além do mais, uma chave de fenda no arroz é, sempre, semelhante a uma TV a cores.

Abraço!

Anônimo disse...

Aew Manu!!

Gostei deste tema, "a verdade", grande questão filosófica. Bem, focando o lado prático, falar a verdade, é uma faca de dois gumes, por exemplo: alguém se veste mal,temos direito de vestirmos como quisermos, chegar pra este e dizer q ele não sabe se vestir, é querer impor a própria maneira de pensar aos outros, o mesmo vale p/ gosto musical, time de futebol, religião, etc.
Dizer a verdade é falar abertamente o q estamos sentindo em relação a algo q uma pessoa nos disse, e não ficar de cara virada como uma criança de mau do coleguinha. Quando não tentamos ao menos uma vz conversar p/ tentar consertar as coisas podemos perder um amigo por orgulho ou arrogância.
Sinceridade é abrir o jogo, quando em relação a algo q aconteceu ou acontece, mas que não seja um comentário preconceituoso.

Flw, Luís F.

Unknown disse...

nossa,vc e admirável,o tempo passa e vc continua essa pessoa,simples,mesmo sabendo do grande potencial q possue.a nossa amizade no meu coração sempre será eterna.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes