Por Mario Miki, Curitiba/PR
LEITURA BÍBLICA
"E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.
E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.
E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.
E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.
E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito. Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?
E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.
Vai, e ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito. Portanto eu disse: Far-vos-ei subir da aflição do Egito à terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, a uma terra que mana leite e mel.." (Êxodo 3:1-5)
"O nome de Deus é tão santo que não deve ser invocado por qualquer motivo."
Para nós, o nome serve como identificação. Nem sempre damos importância ao significado em si. No pensamento hebraico, no entanto, o nome está intimamente ligado à pessoa e pode indicar até mesmo o seu caráter. Por isso, ao responder a Moisés, Deus não apenas lhe deu uma identificação, mas uma descrição de sua natureza: “Eu Sou”. Não era necessário dizer mais nada. Esse nome é pleno, eterno, único e santo. O nome de Deus é tão especial que a Bíblia adverte até mesmo contra invocá-lo por qualquer motivo. Tal é a seriedade do nome de Deus que ele mesmo disse: “Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão” (Êx 20.7).
Mesmo assim, infelizmente existem pessoas que banalizam o nome de Deus e o evocam por motivos fúteis, dizendo: “Deus do céu”, “meu Deus” e por aí vai. Além disso, há pessoas que, sem pensar, afirmam: “juro por Deus...”, quando na verdade não estão nem considerando a existência e o poder de Deus. E você? Em que situações você invoca o nome de Deus? Você o faz realmente pensando nele, ou de forma automática e até leviana? Não fale de Deus ou com Deus se não estiver sendo sincero. Por outro lado, se esse for realmente o seu desejo, fale com Deus à vontade: ele está sempre atento para nos ouvir.”
0 comentários:
Postar um comentário